Bot no Twitter expõe empresas que celebram Dia da Mulher, mas pagam mais aos homens

Hoje, no Dia Internacional da Mulher (8), um robô no Twitter está compartilhando publicações de entidades que simpatizam com a data e mostram iniciativas de combate à desigualdade de gênero. Mas há um detalhe: o bot republica os posts com uma legenda que revela a diferença dos salários entre homens e mulheres que trabalham naquela companhia, expondo dados que contrariam o discurso.

  • iPhone SE (2022), Mac Studio e mais: todos os lançamentos da Apple nesta terça (8)
  • Como usar TweetDeck [Guia para iniciantes]
Três mulheres sentadas em uma mesa trabalhando juntas
Bot no Twitter expõe empresas que celebram Dia da Mulher, mas pagam menos a elas do que aos homens (Imagem: CoWomen/ Unsplash)

Como em todo 8 de março, diversas das empresas, ONGs e faculdades fazem postagens declarando seu apoio ao movimento feminino. Mas o Gender Pay Gap Bot está atento para desmascarar postagens com emojis de rosas e hashtags bonitinhas.

Quando o bot é ativado, significa que existe dentro da empresa uma diferença no salário pago por hora entre homens e mulheres. Em alguns casos, empresas de tecnologia, como a McAffe, pagam 29,7% a menos para funcionárias do que para funcionários. A exemplo de uma escola britânica, esse percentual pode chegar a 81%.

O Gender Pay Gap Bot não faz distinção: por enquanto, o programa questionou a diferença salarial de gênero em posts de bancos, delegacias de polícia, gravadoras de música, caridades, partidos políticos, veículos de imprensa; é uma lista extensa. Algumas chegaram a deletar seus tweets devido à exposição.

A Vice entrevistou as pessoas por trás do Gender Pay Gap Bot. Francesca Lawson, gerente de mídias sociais, e Ali Fensome, desenvolvedor de software, criaram o robô no meio da pandemia, em 2021, como um “projeto do isolamento”. Ele foi programado uma semana antes do Dia Internacional das Mulheres do ano passado.

Entre 2021 e 2022, Lawson e Fensome aperfeiçoaram o código e captação de dados do robô, que usa uma base de informações compiladas pelo próprio governo britânico para chegar à diferença de salários entre homem e mulher em empresas do Reino Unido.

Em 2017, o governo britânico determinou que companhias com mais de 250 funcionários divulgassem informações sobre remuneração por gênero. O site é público, mas o bot torna os dados mais acessíveis para uma audiência de 120 mil seguidores — só no dia de hoje, a conta ganhou mais de 60 mil usuários.

“Se nós não confrontarmos os dados e agirmos sobre eles, então o problema só vai durar para sempre”, disse Lawson. “Nós criamos o bot para ter certeza de que isso não seja esquecido — para que fique em evidência. Ao falar sobre a desigualdade salarial, podemos começar a fazer pressão nas empresas para que mudem suas práticas de contratação, pagando mais a todos”. Ela completa:

“Não é apenas o caso de ter mais mulheres em cargos de liderança. Isso tem que vir junto com a certeza de remuneração correta e justa aos outros cargos ocupados por elas dentro das organizações.”

Como funciona o bot que denuncia desigualdade salarial

O Gender Pay Gab Bot toda vez que uma entidade publica um comemorando o Dia Internacional da Mulher. Lawson explica que há um código que procura o nome da empresa na base de dados do sistema do governo britânico, e tenta comparar a informação com o nome de usuário no Twitter. A partir de um resultado positivo, o robô analisa palavras-chave e tenta descobrir se aquele post celebra a data.

Os dados do governo britânico sobre desigualdade salarial são comparados pelo bot em uma planilha no formato CSV; lá estão informações que datam desde a criação da página.

Mas nem tudo é negativo: o bot também analisou tweets de entidades que pagam aproximadamente o mesmo salário para homens e mulheres, como no caso da Brigada de Incêndio de Londres — a diferença é de 2,7%.

Lawson se diz surpresa com a fama de sua criação:

“Obviamente, estou satisfeita com as pessoas divulgado o bot e usando-o como uma forma de desmascarar comemorações fajutas do Dia Internacional das Mulheres. É ótimo ver tanta gente engajando com o programa e sentindo que ele pode servir para o bem.”

Bot no Twitter expõe empresas que celebram Dia da Mulher, mas pagam mais aos homens


encontre meu dispositivo pelo numero


Fonte: https://tecnoblog.net/noticias/2022/03/08/bot-no-twitter-expoe-empresas-que-celebram-dia-da-mulher-mas-pagam-mais-aos-homens/
Bot no Twitter expõe empresas que celebram Dia da Mulher, mas pagam mais aos homens Bot no Twitter expõe empresas que celebram Dia da Mulher, mas pagam mais aos homens Reviewed by MeuSPY on março 08, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.