O que é uma newsletter?

Você, provavelmente, já deve ter recebido algum e-mail na sua caixa de entrada com conteúdos informativos. E não, não estou falando aqui do e-mail marketing, formato totalmente comercial e voltado para a venda, mas sim das newsletters – ou boletim informativo. Vem comigo entender melhor o que é uma newsletter e quando é usada. 👇

  • O que é CTA ou Call-to-action?
  • O que é crossmedia?
Também conhecida como boletim informativo, é uma forma de compartilhar informações relevantes por e-mail seja com clientes de uma empresa, colaboradores ou assinantes. Diferente do e-mail marketing, a newsletter tem o objetivo de enviar às pessoas conteúdos ricos e envolventes.
O que é uma newsletter? (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Uma newsletter, também chamada boletim informativo, é uma forma de compartilhar informações relevantes por e-mail seja com clientes de uma empresa, colaboradores ou assinantes (que se inscrevem para receber aquele conteúdo).

Diferente do e-mail marketing, como já comentado acima, que é voltado para a divulgação de produtos e serviços, a newsletter tem o objetivo de enviar às pessoas conteúdos ricos e envolventes, que vão agregar aos leitores.

Outra característica sua é a periodicidade. Um boletim informativo sempre tem uma frequência, seja diária, quinzenal ou mensal, por exemplo, diferente dos e-mails marketing, mandados sem regularidade.

Utilizada em estratégias de marketing digital, a newsletter permite uma comunicação mais próxima com o leitor, já que os e-mail são personalizados com o nome da pessoa, o que dá uma sensação mais pessoal . Por essa razão, a escrita também tende a ser mais simples e também pessoal. Além disso, a regularidade de envio intensifica essa aproximação e faz com que o leitor sempre se lembre da marca.

Eu que já trabalhei com o formato posso confirmar isso. Semanalmente os assinantes esperavam pela newsletter que era enviada e interagiam constantemente por se sentirem bem próximos de mim. 🥰

Exemplos de newsletter no dia a dia

Que a newsletter é focada no compartilhamento de informações cativantes e relevantes, isso nós já sabemos. Mas é interessante destacar aqui alguns modelos de boletim que podem ser observados em nossa caixa de entrada do e-mail:

1. Curadoria de conteúdo/notícias 🧐

Algumas newsletters fazem curadoria e enviam aos seus assinantes resumos de conteúdos e notícias. Nesse modelo, é comum o envio ser diário, principalmente para compartilhar com os leitores as informações que se destacaram no dia anterior. Como exemplos temos: the news, B9 e The Verge.

screenshot newsletter the news
Newsletters de curadoria tendem a ser enviadas diariamente. (Imagem: Reprodução / the news)

2. Resumo de blog 📝

Nesse caso, o formato de newsletter é muito utilizado por empresas que possuem blog. Assim, essas empresas enviam para a sua base de leads (pessoas que possuem interesses nos produtos ou serviços), de forma periódica, um resumo dos conteúdos publicados no blog, para manter essa base informada e também interagir com ela.

3. Temáticas 💃

Outra forma que uma newsletter pode ser usada é para o compartilhamento de conteúdo completo, no corpo do e-mail, seguindo uma temática.

Vamos imaginar que você tem uma empresa de videogames, então, para se comunicar com os seus clientes, você envia, semanalmente uma newsletter com análises e informações sobre determinado tema específico inserido nesse universo. Veja que é um conteúdo completo construído no boletim, com começo, meio e fim, e não fragmentos de várias notícias. Funciona como se fosse um conteúdo de blog enviado por e-mail.

Um bom exemplo desse formato é a newsletter da Bits to Brands que aborda tendências de tecnologia e comportamento para marcas. Toda quinta-feira é enviada uma newsletter com uma análise sobre determinado assunto que envolve o universo esse de tecnologia e marcas.

A Bits to Brands aborda tendências de tecnologia e comportamento para marcas. (Imagem: Reprodução / Bits to Brands)

Vale destacar que esse modelo de boletim também pode conter resumo de outros conteúdos e notícias, mesmo não sendo o foco.

4. História de clientes 📚

Mais uma maneira de usar o formato de conteúdo é enviando histórias de clientes. Seguir por esse caminho é interessante porque permite compartilhar conhecimento, experiências e resultados de maneira diferente e também envolvente, destacando aqueles que já estão conectados com a empresa.

5. Conteúdo interno 🤜🤛

Por último, temos o formato de newsletter para compartilhamento de conteúdo interno. Muito utilizado por grandes empresas, esse modelo de boletim corresponde ao envio de notícias, avisos, conquistas e histórias entre todos os próprios colaboradores, que podem acompanhar tudo o que acontece na instituição de maneira próxima e amigável.

Você gosta de consumir newsletter? Conta aqui nos comentários!

Com informações: Brafton.

O que é uma newsletter?


rastrear numero de telefone


Fonte: https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-uma-newsletter/
O que é uma newsletter? O que é uma newsletter? Reviewed by MeuSPY on março 04, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.