O que é 5G e quão rápido é?

De acordo com as operadoras de celular, é a melhor e mais recente coisa: 5G, um padrão sem fio de quinta geração que supostamente rivaliza com a velocidade da Internet doméstica em circunstâncias ideais. Quão rápido é – e faz jus ao hype? Vamos dar uma olhada.

O que é 5G?

5G é um termo da indústria para uma nova rede celular sem fio que substitui o padrão 4G LTE anterior , assim como o 4G suplantou o 3G. 5G significa “quinta geração” – é a quinta versão principal da tecnologia de telefonia móvel desde a origem das redes de telefonia celular no início dos anos 80.

Em condições ideais, o 5G foi projetado para ser muito mais rápido que a tecnologia 4G LTE para dispositivos como smartphones. Mas as operadoras de celular também pretendem que o 5G forneça internet móvel rápida para outros dispositivos, como carros conectados , gadgets smarthome e dispositivos da Internet das Coisas (IoT) . Pode até substituir sua conexão de internet doméstica com fio.

Para usar o 5G, você precisa de um dispositivo (como um smartphone) que o suporte com hardware especial interno. A menos que os dispositivos 4G ou LTE existentes contenham hardware de rádio compatível com 5G, eles não podem atualizar para 5G com uma atualização de software.

Quão rápido é o 5G?

Enquanto o 4G atinge teoricamente 100 megabits por segundo (Mbps), o 5G atinge 10 giga bits por segundo (Gbps). Isso significa que o 5G pode ser cem vezes mais rápido que a tecnologia 4G atual – em sua velocidade máxima teórica, de qualquer maneira.

Também não é apenas o rendimento. O 5G promete reduzir significativamente a latência , o que significa tempos de carregamento mais rápidos e capacidade de resposta aprimorada ao fazer praticamente qualquer coisa na Internet. Especificamente, a especificação promete uma latência máxima de 4ms em 5G versus 20ms em 4G LTE.

Mas enquanto as empresas prometeram muito do 5G, os resultados do mundo real foram mistos. Em 2020, a Verizon divulgou taxas 5G de quase 1 Gigabit/segundo em Chicago que permitiriam que alguém baixasse um vídeo de 600 MB em cerca de 34 segundos, contra 2,3 minutos em velocidades LTE. Mas esses números da Verizon são muito maiores do que os dados reais no terreno. De acordo com as análises da Ookla coletadas no Speedtest.net, as velocidades médias de 5G entre as três principais operadoras de celular nos EUA variaram de cerca de 68 a 192 Mbps no primeiro trimestre de 2022.

Alguém realizando um teste de velocidade 5G.

Se o 5G atingisse consistentemente velocidades de 1 gigabit ou mais, ele superaria as conexões de internet a cabo domésticas americanas típicas, tornando-o mais comparável à fibra. Empresas de internet fixa como Comcast, Cox e outras podem enfrentar uma concorrência séria, especialmente quando são a única opção para internet doméstica rápida em uma determinada área. As operadoras sem fio podem oferecer uma alternativa sem instalar fios físicos em todas as casas.

No entanto, há um grande problema: essas velocidades muito altas dependem de conexões quase na linha de visão para torres de celular habilitadas para 5G (ou estações base menores colocadas em uma cidade) com quase nenhuma obstrução entre elas. Para atingir essas velocidades, os dispositivos 5G devem usar uma banda de rádio especial chamada onda milimétrica (mmWave), que está altamente sujeita a interferências. Com muitas pessoas usando telefones celulares em casa ou carro, é quase garantido que nunca atingirão os limites teóricos das velocidades 5G.

Existem alguns outros soluços do mundo real também. Por exemplo, muitos provedores de serviços de Internet impõem limites de dados. Mesmo que sua operadora sem fio tenha dado a você um limite de dados de 100 GB (que é muito maior do que a maioria dos planos atuais), você pode passar por isso em um minuto e 20 segundos na velocidade teórica máxima de 10 Gbps – se o 5G chegar tão rápido.

Como funciona o 5G?

O 5G aproveita muita tecnologia na tentativa de atingir essas velocidades rápidas. Não há apenas uma inovação em jogo, e as inovações prometidas com o 5G serão lançadas ao longo do tempo . A revista IEEE Spectrum faz um bom trabalho ao explicar muitos detalhes técnicos com mais profundidade, mas aqui está um resumo rápido.

O novo padrão utiliza toda uma nova banda de espectro de rádio do 4G, além do espectro de rádio celular convencional. Para atingir velocidades muito altas (as teóricas que mencionamos), o 5G aproveita as “ondas milimétricas”, transmitidas em frequências entre 30 e 300 GHz versus as bandas abaixo de 6 GHz que eram usadas no passado. Estes eram usados ​​anteriormente apenas para comunicação entre satélites e sistemas de radar.

Mas, como mencionado acima, as ondas milimétricas não podem viajar facilmente através de edifícios ou outros objetos sólidos, então o 5G também terá que aproveitar as “pequenas células” – estações base em miniatura que podem ser colocadas a cada 250 metros em áreas urbanas densas. Estes fornecem uma cobertura muito melhor em tais locais.

Essas estações base também usam “MIMO massivo”. MIMO significa “multiple-input multiple-output”. Você pode até ter um roteador sem fio doméstico com tecnologia MIMO , o que significa que ele possui várias antenas que podem ser usadas para conversar com vários dispositivos sem fio diferentes ao mesmo tempo, em vez de alternar rapidamente entre eles. O Massive MIMO usa dezenas de antenas em uma única estação base. Eles também aproveitam o beamforming para direcionar melhor esses sinais, direcionando o sinal sem fio em um feixe apontando para o dispositivo e reduzindo a interferência de outros dispositivos.

Também há planos futuros para fazer com que as estações base 5G funcionem em full duplex, o que significa que elas poderão transmitir e receber ao mesmo tempo, na mesma frequência. Hoje, eles precisam alternar entre os modos de transmissão e escuta, tornando as coisas mais lentas. Isso é apenas um instantâneo de algumas das tecnologias que estão sendo incorporadas para tornar o 5G mais rápido do que qualquer padrão sem fio anterior.

E sim, as evidências disponíveis apontam para a segurança do 5G .

Quando estará disponível?

A partir de abril de 2022, a cobertura 5G está disponível em muitas áreas dos Estados Unidos da AT&T, Verizon e T-Mobile (em 2020, a Sprint se fundiu com a T-Mobile). Usando o site de cada operadora, você pode visualizar mapas de cobertura 5G para ver se está disponível em sua área (mapas de cobertura: AT&T , Verizon , T-Mobile ).

Fora dos EUA, a disponibilidade de 5G varia muito de país para país. Verifique os sites de provedores sem fio locais em sua área para ver se você está coberto.

Para usar o 5G, você precisa de um smartphone, modem celular ou hotspot móvel que suporte as novas tecnologias do padrão 5G. A maioria dos telefones Android de última geração suportam 5G, e o iPhone 12 e superior também suportam 5G.

Você ouvirá muito mais sobre o 5G nos próximos anos, à medida que a tecnologia continua a ser lançada e a infraestrutura subjacente necessária para fazê-lo funcionar melhora a capacidade. O 5G não será uma coisa estática: embora seja bom aceitar as promessas de velocidade com um grão de sal agora, elas provavelmente melhorarão consistentemente nos centros urbanos americanos na próxima década, à medida que os investimentos na nova tecnologia aumentarem. A internet sem fio está pronta para ficar muito mais rápida.

O post O que é 5G e quão rápido é? apareceu primeiro em Mundo Hacker.


rastreamento de celular google


Fonte: https://mundohacker.net.br/o-que-e-5g-e-quao-rapido-e/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=o-que-e-5g-e-quao-rapido-e
O que é 5G e quão rápido é? O que é 5G e quão rápido é? Reviewed by MeuSPY on maio 11, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.