Contágio por assintomático é baixo mas existe, diz Secretaria

Pessoas contaminadas pelo novo coronavírus mas que não apresentam sintomas - os assintomáticos - também podem transmitir a doença. É o que diz o coordenador de controle de doenças da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Paulo Menezes. Segundo ele, a transmissão é baixa, mas existe.

"A probabilidade de alguém sem sintomas transmitir o vírus é baixa. Talvez muito baixa", disse ele. No entanto, Menezes ressalta que a possibilidade é real. "Há, sim, transmissão de vírus por assintomáticos. O que não sabemos é qual é a contribuição para a ocorrência de novos casos", concluiu.

Para exemplificar a situação, Menezes citou dois casos de transmissão do vírus por pacientes assintomáticos, sendo um deles o primeiro caso registrado de Covid-19 no Brasil, de um homem vindo da Itália. O paciente chegou da Europa e participou de um almoço em família no domingo, dia 23 de fevereiro, mas só manifestou sintomas dois dias depois. O homem então procurou atendimento médico e teve o diagnóstico positivo. Apesar de ter manifestado sintomas somente dois dias após a reunião familiar, pessoas que estiveram no almoço foram contaminadas.

Reprodução

Máscaras de proteção ajudam a evitar o contágio. Imagem: Tmaximumge

"O primeiro caso que tivemos é de uma pessoa que veio da Europa", contou Menezes. "Houve um encontro com outras pessoas e, após esse encontro, ele desenvolveu os sintomas. Duas semanas depois, pessoas que tiveram contato com ele, antes de ele estar sintomático, vieram a manifestar sintomas", disse o coordenador.

O outro exemplo citado pelo coordenador foi o de um casamento em Trancoso, na Bahia, celebrado no início de março. Um dos convidados havia contraído o vírus durante uma viagem aos Estados Unidos, mas não apresentava sintomas. Dias depois, ele e outros convidados foram diagnosticados com Covid-19.

O atual coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, Carlos Carvalho, afirma que a transmissão existe, apesar de ser um pouco menor. "A recomendação que deveria valer e que fica claro nesses episódios - e outros que eu tive oportunidade de acompanhar como o de famílias que estiveram em churrascos no início de março -, tendo uma pessoa contaminada, vários se contaminam nesses ambientes", explicou Carvalho. "A disseminação, talvez, seja um pouco menor".

A questão da contaminação por assintomáticos voltou a ganhar as manchetes nesta semana, quando a OMS primeiro soltou um comunicado dizendo que os casos de contaminação por assintomáticos são raros, para depois ressaltar que sim, pacientes sem sintomas podem transmitir a doença.

Via: Agência Brasil




Fonte: https://olhardigital.com.br/coronavirus/noticia/contagio-por-assintomatico-e-baixo-mas-existe-diz-secretaria/101927
Contágio por assintomático é baixo mas existe, diz Secretaria Contágio por assintomático é baixo mas existe, diz Secretaria Reviewed by MeuSPY on junho 09, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.