Faz duas semanas que não tem internet na Etiópia

A Etiópia, segundo país mais populoso da África, com 109 milhões de habitantes, está desconectado da internet há duas semanas. O governo etíope bloqueou o acesso dos cidadãos à rede para conter protestos após o assassinato de Hachalu Hundessa, famoso cantor e ativista local. A internet do país é controlada por uma estatal que detém o monopólio do serviço.

  • O impacto da rede de contas falsas no Facebook na CPMI das fake news
  • É assim que será o 6G quando chegar em 2028, segundo a Samsung

Cores da Etiópia (Foto: Bruce Becker/Flickr)

Hachalu Hundessa foi um músico que se tornou um dos símbolos na Etiópia após os protestos de 2016 contra os abusos de direitos humanos; ele escreveu músicas para que os oromas, que representam um terço da população etíope, se unissem e resistissem à opressão. Na época, o governo também respondeu bloqueando o acesso à internet da população.

O cantor, que já vinha recebendo ameaças, foi morto a tiros no dia 29 de junho na capital Adis Abeba. Seu assassinato causou protestos pelo país que resultaram na morte de pelo menos 239 pessoas e na prisão de mais de 5.000 etíopes, segundo o Wall Street Journal. Na manhã de 30 de junho, praticamente toda a Etiópia já estava desconectada da internet. Acredita-se que o governo tenha cortado as conexões para conter informações sobre abusos.

Desde então, a internet não voltou no país: o governo chegou a liberar o serviço para embaixadas e missões estrangeiras na quinta-feira (9), mas a população continua sem acesso. Trata-se do maior período de bloqueio na Etiópia; o último havia sido de 10 dias, em junho de 2019, quando o chefe do exército foi assassinado durante uma tentativa de golpe.

Na Etiópia, o acesso à internet é feito por uma única operadora, a Ethio Telecom, uma das gigantes estatais do país, junto com a Ethiopian Airlines. A Ethio detém o monopólio dos serviços de todos os serviços de telecomunicações do país, incluindo telefonia fixa, móvel e banda larga. O governo iniciou um processo de privatização, mas ainda pretende manter o controle da companhia.

Faz duas semanas que não tem internet na Etiópia




Fonte: https://tecnoblog.net/352326/faz-duas-semanas-que-nao-tem-internet-na-etiopia/
Faz duas semanas que não tem internet na Etiópia Faz duas semanas que não tem internet na Etiópia Reviewed by MeuSPY on julho 14, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.