Harvard cria tecido robótico flexível para diversas aplicações

Os tecidos robóticos, criados já há algum tempo, poderiam ter diversas aplicações se não fossem limitados por máquinas externas volumosas e necessárias ao seu funcionamento. Pensando nisso, uma equipe de pesquisadores de Harvard desenvolveu um robô baseado em têxteis que pode se autorregular, sem que precise ser conectado a equipamentos externos.

Chamado de STAT (sigla para Smart Thermally Actuating Textiles ou Têxteis Inteligentes que Atuam Termicamente, em português), o tecido robótico é composto por bolsas hermeticamente fechadas preenchidas por um fluido conhecido como Novec 7000, que, quando aquecido, evapora e se expande em até 100 vezes para transformar o formato do tecido. Ao ser resfriado, condensa e volta ao seu estado inicial.

Para eliminar a necessidade de uma máquina externa, os pesquisadores entrelaçaram fios eletronicamente condutores banhados a prata que, em conjunto com as roscas aplicadas às extremidades, servem como elementos de aquecimento para transformar a fase do Novec 7000 de líquida para gasosa.

"Com um controlador integrado de 'feedback de malha fechada', os STATs mantêm sua pressão autonomamente, mesmo quando colocados em ambientes em que a temperatura externa flutua, como perto de um tubo de ar que resfria ativamente o sistema", explicou Christopher Payne, coautor do STAT.

Os pesquisadores informaram que o tecido pode ser fabricado a granel e em formatos arbitrários, para que se adeque a um grande número de aplicações, de almofadas responsivas para cadeiras de roda a roupas dinâmicas para desfiles de moda.

Via: Engadget




Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/harvard-cria-tecido-robotico-flexivel-para-diversas-aplicacoes/103056
Harvard cria tecido robótico flexível para diversas aplicações Harvard cria tecido robótico flexível para diversas aplicações Reviewed by MeuSPY on julho 03, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.