Rover do tamanho de uma caixa de sapato explorará a superfície lunar

Os CubeSats, pequenos satélites usados para pesquisas espaciais, revolucionaram a ciência orbital e, em breve, podem fazer o mesmo com a ciência das superfícies, começando pela superfície esburacada da Lua, ao serem transformados em pequenos rovers.

Em 2021, a Nasa, como parte da missão lunar orquestrada pela empresa estadunidense de robótica espacial Astrobotic, enviará um pequeno rover, chamado Iris, que será o primeiro de uma série de equipamentos simples chamados CubeRovers, em alusão aos CubeSats. A intenção é que sejam aparelhos semi-padronizados e de barato custo para produção e lançamento.

"Para um veículo espacial tão pequeno, o Iris tem uma grande missão de levar os Estados Unidos de volta à lua, e tenho muito orgulho de liderar essa equipe de estudantes apaixonados que estão abrindo o caminho para a futura exploração robótica planetária", disse Raewyn Duvall, gerente adjunto da missão Iris e doutorando da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA. "Estamos todos animados com o lançamento de Iris, com um veículo espacial na superfície lunar e com o que podemos descobrir", completou.

Reprodução

Superfície da Lua. Imagem: Nasa

Agora, a Nasa, a Astrobotic e a Universidade Carnagie Mellon estão unidas para lançar Iris em 2021, como parte do programa Artemis, que visa pousar seres humanos na Lua em 2024.

Se tudo ocorrer como o planejado, o CubeRover percorrerá cerca de 49 metros em uma jornada que deve dar aos cientistas uma ideia de como é andar sobre a superfície empoeirada da Lua. Além disso, Iris será levado longe do local de aterrissagem do módulo Peregrine, sonda da Astrobotic que transportará o rover até lá, para que os pesquisadores possam entender como o pouso de objetos altera a superfície do satélite natural.

Apesar de ter o tamanho de uma caixa de sapato e pesar apenas 2,3 kg, Iris está sendo equipado com uma câmera que marcará o momento com uma foto enviada à Terra.

Via: Space.com




Fonte: https://olhardigital.com.br/ciencia-e-espaco/noticia/pequenos-rovers-explorarao-a-superficie-lunar-em-2021/103051
Rover do tamanho de uma caixa de sapato explorará a superfície lunar Rover do tamanho de uma caixa de sapato explorará a superfície lunar Reviewed by MeuSPY on julho 04, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.