Microsoft mostra como será streaming de jogos de Xbox em navegadores

A Microsoft começou a testar o xCloud, seu serviço de streaming de jogos, em navegadores instalados nos computadores dos gamers. Por enquanto os testes são fechados e ainda não existem informações comuns para este tipo de jogatina, como a resolução do título que é gerada pelos servidores e enviada até o browser de destino.

  • O que você precisa para testar o xCloud no Brasil?
  • Microsoft confirma xCloud no iPhone e PC pelo navegador
Microsoft Project xCloud no Edge (Imagem: Tom Warren/The Verge)

Microsoft Project xCloud no Edge (Imagem: Tom Warren/The Verge)

O xCloud é um serviço da Microsoft para levar jogos que rodam em grandes servidores diretamente para o usuário, que não precisa ter um dispositivo potente para fazer o game funcionar como esperado e divulgado pela desenvolvedora – exatamente como faz o Google Stadia. Por enquanto ele ainda funciona em fase beta em algumas partes do mundo (inclusive no Brasil) e o movimento mais recente está no início destes testes para navegadores dos PCs.

Nos computadores o jogador precisa apenas de um navegador baseado em Chromium, o que significa a necessidade de browsers como Google Chrome, Microsoft Edge, Opera, Vivaldi e o Samsung Internet dos smartphones e tablets da marca coreana. Uma vez aberto o endereço do xCloud, uma biblioteca em forma de ícones grandes e pequenos é exibida.

O visual deste cardápio lembra bastante o mesmo exibido pela Windows Store para o Windows 10. Na home há um carrossel no topo com destaques e outros ícones menores ficam logo abaixo. Esta segunda linha de opções privilegia os jogos que o usuário abriu recentemente, oferecendo assim a possibilidade de retornar ao último ponto. A experiência também lembra a navegação da Netflix, que coloca uma linha com “Continuar assistindo” logo abaixo dos títulos mais populares do streaming.

Microsoft Project xCloud no Edge (Imagem: Tom Warren/The Verge)

Microsoft Project xCloud no Edge (Imagem: Tom Warren/The Verge)

Não existem informações concretas sobre a resolução de vídeo que é enviada para o jogador, mas já sabemos que os servidores da Microsoft utilizam a base do Xbox Series S. Esta é a variante mais simples do console da empresa para a atual geração, onde o game geralmente não roda em 4K, então muito provavelmente o xCloud funciona no navegador em Full HD (1920 x 1080 pixels, ou 1080p).

Microsoft xCloud já funciona em app para Android

Por mais que a chegada aos navegadores soe como novidade para toda a plataforma de streaming dos jogos, o xCloud já é testado em aplicativo dedicado para dispositivos Android faz algum tempo. Nestes gadgets o jogador precisa estar ao menos no Android 6 Marshmallow e é recomendado utilizar um controle Bluetooth, que não precisa ser exatamente o mesmo dos Xbox One ou Series S/X.

Segundo a Microsoft, o xCloud precisa de uma conexão capaz de entregar ao menos 10 Mb/s e a empresa recomenda redes sem fio de 5 GHz, mas também pode funcionar em 2,4 GHz. A velocidade da banda é a mesma exigida pelo concorrente Google Stadia quando entrega resolução em 720p (HD), passando para 35 Mb/s se o jogador quiser o game em 4K.

Também é possível jogar por meio de redes móveis, mas o 4G tende a trabalhar com latência bastante alta e este detalhe pode atrapalhar a jogatina.

Em dezembro do ano passado a Microsoft já havia comentado que lançaria o xCloud para navegadores em março de 2021, então faz sentido ter os testes começando poucas semanas antes do mês. Rodar no navegador também pode ser a porta de entrada do serviço em iPhones e iPads, já que no mundo da maçã os gamers não devem contar com app dedicado.

Com informações: The Verge.

Microsoft mostra como será streaming de jogos de Xbox em navegadores




Fonte: https://tecnoblog.net/412200/microsoft-mostra-como-sera-streaming-de-jogos-de-xbox-em-navegadores/
Microsoft mostra como será streaming de jogos de Xbox em navegadores Microsoft mostra como será streaming de jogos de Xbox em navegadores Reviewed by MeuSPY on fevereiro 15, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.