Moedas digitais estatais, em estudo até no Brasil, recebem apoio do BIS

O Banco de Compensações Internacionais (BIS), uma das mais importantes instituições financeiras do mundo, reafirmou seu apoio às moedas digitais de bancos centrais (CBDCs) nesta última quinta-feira (23). Em um relatório, especialistas vinculados à entidade argumentaram que esse tipo de criptomoeda estatal pode oferecer “vantagens únicas”, sendo projetada para o bem público e para a evolução do sistema de pagamentos digitais.

  • Criptomoeda monero está se tornando favorita entre criminosos
  • O que é uma criptomoeda?
BIS divulga relatório apoiando CBDCs (Imagem: David McBee/Pexels)

BIS divulga relatório apoiando CBDCs (Imagem: David McBee/Pexels)

O documento “CBDCs: uma oportunidade para o sistema monetário” afirma que as moedas digitais de bancos centrais são a transição do dinheiro fiduciário para o digital, se tornando mais adequado para o seu uso virtual e possibilitando a criação de um sistema de compensações instantâneas moderno, fácil e seguro.

CBDCs são tendência mundial

As moedas digitais de bancos centrais estão se tornando uma tendência no mundo todo. Enquanto a China é o país mais avançado nessa tecnologia, com o iuan digital já em circulação e nas últimas fases de testes antes de uma implementação nacional, os Estados Unidos e a União Europeia estudam os benefícios de possíveis criptomoedas estatais para não perderam a atual soberania monetária do dólar americano e do euro.

O Japão começou seus testes com o iene digital no começo de abril, enquanto Israel anunciou nesta semana que já realizou com sucesso uma primeira implementação da versão piloto do shekel digital. No Brasil, o Banco Central divulgou em maio as primeiras diretrizes para um possível real digital.

China é o país mais avançado na implementação de uma CBDC (Imagem: RABAUZ/Pixabay)

China é o país mais avançado na implementação de uma CBDC (Imagem: RABAUZ/Pixabay)

BIS fornece diretrizes para criação de CBDCs

O BIS detalhou uma arquitetura padrão para as CBDCs futuras. De acordo com a entidade, esse tipo de criptomoeda é melhor projetada “como parte de um sistema de duas camadas, em que o banco central e o setor privado desempenham cada um seu papel respectivo”.

Aconselhando bancos centrais, a instituição acrescentou: “Um passo lógico em seu projeto é delegar a maioria das tarefas operacionais e atividades voltadas para o consumidor a bancos comerciais e PSPs não bancários que fornecem serviços de varejo em condições de concorrência equitativa. Enquanto isso, o banco central pode se concentrar em operar o núcleo do sistema.”

O BIS também trouxe diretrizes para as tão polêmicas questões de privacidade, que são prioritárias na criação de CBDCs para oferecer o máximo de segurança para os usuários da criptomoeda estatal enquanto se fecha qualquer brecha que poderia facilitar seu uso para lavagem de dinheiro e outras atividades ilícitas.

Assim, o BIS declarou que é a favor de protocolos robustos de identificação dos usuários da moeda digital estatal. De acordo com o relatório, uma CBDC que oferece recursos de anonimato completo abriria caminhos para atividades financeiras ilegais. Portanto, a entidade sugere que os bancos centrais estruturem suas criptomoedas sobre as arquiteturas de identidade digital já existentes, como registros fiscais, de propriedade e certificados de educação.

Porém, esse tipo de sistema também vai exigir medidas de segurança ainda mais modernas para assegurar a proteção dos dados pessoais dos usuários da CBDC. Atualmente, essa preocupação é um principais dos motivos que levam governos como o dos Estados Unidos a ponderar se devem ou não lançar uma criptomoeda, tendo em vista o crescimento dos crimes cibernéticos nos últimos anos. A situação se torna ainda mais complexa no contexto de transações internacionais, uma funcionalidade extremamente importante para que uma moeda digital estatal tenha sucesso.

Bitcoin e criptomoedas privadas são criticadas

Criptomoedas (imagem: WorldSpectrum/Pixabay)

Criptomoedas (imagem: WorldSpectrum/Pixabay)

Enquanto o relatório do BIS destaca os possíveis benefícios da criação de moedas digitais de bancos centrais e fornece diretrizes para orientar governos do mundo todo nesse processo, a entidade não deixou de criticar criptomoedas privadas, principalmente o bitcoin (BTC).

O Banco destacou que o ativo digital é alvo de muita especulação, o que o torna instável e perigoso para investidores. Além disso, o BIS afirmou que a criptomoeda é empregada em atividades de lavagem de dinheiro e é comumente exigida como pagamento de ataques de ransomware. Por fim, a instituição deixou claro que o bitcoin não é otimizado e que sua mineração consome muita energia, deixando uma enorme pagada de carbono.

Com informações: Cointelegraph

Moedas digitais estatais, em estudo até no Brasil, recebem apoio do BIS


como rastrear um celular pelo numero do chip


Fonte: https://tecnoblog.net/454672/moedas-digitais-estatais-em-estudo-ate-no-brasil-recebem-apoio-do-bis/
Moedas digitais estatais, em estudo até no Brasil, recebem apoio do BIS Moedas digitais estatais, em estudo até no Brasil, recebem apoio do BIS Reviewed by MeuSPY on junho 24, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.