Final Fantasy 14 vive seu melhor momento com novo recorde de jogadores

Final Fantasy 14 (FFXIV) vem alcançando picos cada vez mais altos de jogadores simultâneos desde o início de julho. No último domingo (18), após o MMORPG registrar 67.148 usuários conectados, a Square Enix começou a desligar usuários ausentes para que eles não sobrecarregassem os servidores. Antes disso, o jogo chegou esgotar na loja virtual da desenvolvedora pela alta procura. Nesse cenário, FFXIV está tendo o melhor mês de todos os tempos.

  • Como jogar Final Fantasy 14 Online [Guia para iniciantes]
  • 10 jogos de RPG com ótimas histórias [PS4, Xbox One, Switch e PC]
Final Fantasy 14 Online (Imagem: Divulgacão/Square Enix)

Final Fantasy 14 (Imagem: Divulgacão/Square Enix)

FFXIV está no seu melhor momento de todos os tempos

O sucesso repentino de Final Fantasy 14 não foi causado por um único motivo. Há quem diga que o game só está bombando por causa das lives de Zack “Asmongold”, que alcançam facilmente mais de 150 mil espectadores simultâneos, ou devido ao êxodo de jogadores de World of Warcraft (WoW) após a chegada do patch 9.1 de Shadowlands.

Porém, é preciso considerar também que Final Fantasy 14 é um MMORPG que tem melhorado cada vez mais ao longo dos anos. Afinal, há diversas opções de jogos online gratuitos no mercado, mas os usuários estão escolhendo se aventurar por Eorzea, mesmo tendo que pagar mensalidade e comprar a última expansão — Shadowbringers — para acessar o game completo.

Antes de julho, o jogo da Square Enix registrava quantidades modestas de usuários online ao mesmo tempo. Esse cenário começou a mudar em 24 de junho, quando FFXIV teve 41.200 pessoas conectadas, segundo o Steam Charts. Depois disso, o game entrou em ascensão vertiginosa, com um ganho de mais de 35% na quantidade de jogadores nos últimos 30 dias.

WoW tem recebido muitas críticas negativas da comunidade

O enredo de Sylvanas em World of Warcraft foi criticado pela comunidade (Imagem: Reprodução/World of Warcraft)

O enredo de Sylvanas em World of Warcraft foi criticado pela comunidade (Imagem: Reprodução/World of Warcraft)

Ainda no final de junho, World of Warcraft: Shadowlands recebia o patch 9.1 com conteúdos inéditos após ficar cerca de sete meses sem qualquer atualização. A Blizzard não costuma mais informar a quantidade de assinantes de WoW publicamente, mas um relatório divulgado em maio mostrava que a empresa já havia perdido mais de 2 milhões de jogadores ao todo em seus jogos.

Quando um jogo não está muito bem das pernas, é comum que os usuários busquem outras alternativas. World of Warcraft, porém, está sofrendo não só com a falta de conteúdo, como também com críticas bem pesadas — e muitas vezes exageradas — de criadores de conteúdo e jogadores insatisfeitos da comunidade.

No YouTube, não é raro encontrar vídeos de pessoas mostrando o quanto odiaram a cena de Sylvanas no final da raide Sacrário da Dominação ou falando sobre como WoW já perdeu jogadores. Além disso, há diversos posts intitulados “Final Fantasy 14 está matando World of Warcraft” os quais só alimentam uma rivalidade que, na verdade, não existe.

O próprio diretor de Final Fantasy 14, Naoki Yoshida, não gosta quando pessoas desmerecem World of Warcraft. Ontem (19), em uma live, Yoshida defendeu o MMORPG de Blizzard e ainda disse que não acreditava que FFXIV havia “vencido” a batalha.

“A Blizzard está ciente disso, mas sem World of Warcraft, A Realm Reborn nunca existiria”, afirmou Yoshida. “WoW foi o jogo no qual nós constantemente nos inspiramos. Nosso objetivo sempre foi recriar uma versão Final Fantasy de WoW, então falar que nós vencemos ou perdemos é sem sentido, porque eles eram o jogo que nós queríamos ser”, completou.

Para FFXIV fazer sucesso, WoW não precisa “morrer”

Final Fantasy 14 Online (Imagem: Reprodução/Square Enix)

Final Fantasy 14 Online (Imagem: Reprodução/Square Enix)

Por isso, não dá para falar que FFXIV só está fazendo sucesso porque World of Warcraft está morrendo, até porque WoW ainda conta com mais de três milhões de assinantes, segundo o MMO Population, dos quais boa parte não faz parte da bolha de usuários que reproduzem somente as críticas mais pesadas em fóruns.

O patch 9.1 de Shadowlands está, sim, com pouco conteúdo, mas isso não significa que a Blizzard não possa dar a volta por cima. Antes de Final Fantasy 14 ser o sucesso que é hoje, o game passou por uma reformulação completa com o lançamento de A Realm Reborn. Antes disso, o MMORPG da Square Enix tinha mais críticas negativas que positivas no Metacritic.

Final Fantasy 14 está em um ótimo momento, e isso é positivo para o mercado de MMORPGs como um todo. Se hoje World of Warcraft está ruim, ele ainda pode se inspirar na redenção de FFXIV e seguir um caminho parecido. No final, o importante é investir o tempo em um jogo satisfatório e divertido em vez de tentar encontrar um culpado pelo sucesso ou fracasso do outro.

Com informações: PC Gamer, Kotaku.

Final Fantasy 14 vive seu melhor momento com novo recorde de jogadores


localizador de número de telefone


Fonte: https://tecnoblog.net/463773/final-fantasy-14-vive-seu-melhor-momento-com-novo-recorde-de-jogadores/
Final Fantasy 14 vive seu melhor momento com novo recorde de jogadores Final Fantasy 14 vive seu melhor momento com novo recorde de jogadores Reviewed by MeuSPY on julho 20, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.