Asus cria adaptador de memória RAM porque faltam chips DDR5 no mercado

O avanço tecnológico não para, e as memórias RAM DDR5 estão cada vez mais populares. Há, porém, um problema grave acontecendo no mundo: a escassez de chips DDR5. Para não atrasar a inovação — e não deixar de ganhar dinheiro —, a Asus decidiu criar um adaptador que permite plugar slots DDR4 em encaixes DDR5.

  • Muito além da memória RAM; o que é DRAM e SRAM?
  • O que é uma memória RAM virtual?
Protótipo do adaptador de memória RAM da Asus (Imagem: Reprodução/YouTube 林大餅Bing)

Os processadores Alder Lake, da Intel, e os chips Ryzen 6000 e 7000, da AMD, assim como algumas placas-mãe de chipset Z690 já aceitam o novo tipo de RAM. Contudo, mesmo quem quiser fazer o upgrade para o DDR5 ainda poderá ter dificuldade em encontrar as memórias nas lojas, porque faltam chips no mercado.

Para quem pretende entrar no mundo do DDR5 o quanto antes, mas não consegue achar módulos no novo padrão para comprar, a Asus pode ter uma solução temporária. Ainda em fase de protótipo, o adaptador de memória RAM da fabricante parece uma ideia até bem simples à primeira vista, mas seu funcionamento é bastante complicado.

Além de ajustar o encaixe dos pinos dos módulos na placa-mãe, o adaptador também promete ser capaz de alterar o fornecimento de energia do componente. Apesar dos processadores Alder Lake suportarem memórias DDR4 e DDR5, as placas-mãe DDR5 não são capazes de fornecer energia suficiente para módulos DDR4. É aí que o adaptador entraria.

Em um vídeo publicado no YouTube, o usuário conhecido como Bing mostrou como o adaptador funciona. A gravação está em mandarim, mas é possível ter uma ideia do mecanismo olhando as figuras.

Adaptador de RAM é interessante, mas só na teoria

Por mais que seja interessante, o adaptador da Asus não é nada prático. A maior dificuldade seria gerenciar o fornecimento de energia entre as duas gerações de memórias RAM. Os módulos DDR5 precisam de menos energia para funcionar e usam arquitetura muito diferente para administrar essa eletricidade.

Além disso, o adaptador é muito alto e pode até atrapalhar o fluxo de ar entre os outros componentes do computador. Cada adaptador só aceita um módulo de RAM, então quem quiser o PC operando em dual-channel vai precisar de dois componentes enormes dentro do gabinete.

Adaptador de RAM da Asus é muito alto (Imagem: Reprodução/YouTube 林大餅Bing)

Se esse adptador for finalizado e vendido ao público, será complicado achar uma forma de encaixá-lo no setup. Devido ao funcionamento complexo, o componente também deve custar caro, prejudicando demais o custo-benefício da peça.

É mais fácil aguardar um tempo até os estoques de memórias DDR5 voltarem ao normal. Enquanto isso, os módulos DDR4 ainda seguram muito bem o tranco na grande maioria dos computadores. Fora que quem tem condições de migrar para o DDR5 agora também deve conseguir importar pentes de memória com facilidade.

Com informações: PC Gamer.

Asus cria adaptador de memória RAM porque faltam chips DDR5 no mercado


como rastrear o whatsapp de outra pessoa pelo meu celular


Fonte: https://tecnoblog.net/noticias/2022/01/05/asus-cria-adaptador-de-memoria-ram-porque-faltam-chips-ddr5-no-mercado/
Asus cria adaptador de memória RAM porque faltam chips DDR5 no mercado Asus cria adaptador de memória RAM porque faltam chips DDR5 no mercado Reviewed by MeuSPY on janeiro 05, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.