Clone do Apple macOS com código aberto promete rodar apps de Mac

Distribuições Linux que tentam imitar a experiência de uso de outros sistemas operacionais não são novidade. O AiryxOS é um projeto que segue esse princípio: o seu objetivo é ser um “clone” do macOS. Mas há uma diferença importante aqui: em vez do Linux, a novidade tem como base o FreeBSD.

  • Liberty Linux é uma distribuição da SUSE voltada aos “órfãos” do CentOS
  • Linux Mint 20.3 chega com novo tema e aplicativo para organizar documentos
AiryxOS (imagem original: divulgação/The Airyx Project)
AiryxOS (imagem original: divulgação/The Airyx Project)

O projeto está em fase inicial de desenvolvimento, mas as capturas de tela divulgadas no site oficial mostram que o AiryxOS tem mesmo uma interface que remete ao macOS, apesar da simplicidade de seus efeitos gráficos. Porém, as similaridades entre ambos os sistemas operacionais não devem se limitar ao visual. Em algum momento, o AiryxOS também será capaz de executar aplicativos para Mac — pelo menos essa é a ideia.

FreeBSD em vez de Linux

Ainda no site oficial, a área de perguntas e respostas esclarece uma dúvida que muita gente pode estar se fazendo neste instante: por que FreeBSD em vez de Linux como base para o projeto?

Zoë Knox, desenvolvedora que está por traz do sistema operacional, explica que “teoricamente, será mais fácil desenvolver código para Mac no FreeBSD por este estar mais próximo do macOS do que o Linux”. Ela também explica que o uso desse sistema elimina a necessidade de emulação de chamadas de sistemas BSD.

Neste ponto, vale uma rápida explicação: o macOS tem como base o Darwin, um projeto de código aberto que inclui kernel, drivers e outros componentes que, olha só, tem suas origens no BSD (e em outros sistemas).

Esse detalhe fez Knox responder a outra pergunta: por que BSD em vez de Darwin? Ela explica que a razão principal é o suporte para hardware. “O Airyx deve rodar na maioria dos hardwares x86_64 usando os drivers estáveis e de alto desempenho do FreeBSD”, complementa.

AiryxOS (imagem original: divulgação/The Airyx Project)
AiryxOS (imagem original: divulgação/The Airyx Project)

Versões beta

Como você já sabe, o AiryxOS está em fase inicial de desenvolvimento. Apesar disso, algumas prévias (beta) já podem ser baixadas. A última até o momento (0.3.0) traz o Firefox como navegador padrão, o Java SDK 17.0.1+12 e um ambiente de desktop baseado no KDE 5.

Para quem quiser experimentar o AiryxOS, a dica é executá-lo em uma máquina virtual ou a partir de um computador secundário e que tenha pelo menos 4 GB de RAM. O sistema é compatível com qualquer máquina que consiga rodar o FreeBSD 12.2.

Clone do Apple macOS com código aberto promete rodar apps de Mac


como localizar meu moto g


Fonte: https://tecnoblog.net/noticias/2022/01/25/clone-do-apple-macos-com-codigo-aberto-promete-rodar-apps-de-mac/
Clone do Apple macOS com código aberto promete rodar apps de Mac Clone do Apple macOS com código aberto promete rodar apps de Mac Reviewed by MeuSPY on janeiro 25, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.