O que é processamento de linguagem natural? [NLP]

A capacidade das máquinas em compreender palavras e escrevê-las próximo ao modo humano. Veja abaixo, o que é processamento de linguagem natural ou NLP. A técnica é de extrema importância no desenvolvimento e ampliação do conceito de inteligência artificial, combinando semântica de máquinas e humana.

  • 5 exemplos de inteligência artificial no dia a dia
  • Como surgiu a inteligência artificial
O que é processamento de linguagem natural? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
O que é processamento de linguagem natural? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Índice

  • Conceito da NLP
  • Como funciona o processamento de linguagem natural
  • Qual sua importância geral
  • Aplicabilidade abrangente
    • Detecção de spam
    • Tradução
    • Assistentes virtuais e chatbots
    • Resumo textual

Conceito da NLP

A NLP — processamento de linguagem natural em português — é o ramo da inteligência artificial que combina linguística computacional, uma modelagem baseada em regras da linguagem humana, e modelos estatísticos de machine learning e deep learning.

Juntas, essas tecnologias permitem que os computadores processem a linguagem humana na forma de texto ou dados de voz e “compreendam” seu significado completo, incluindo a intenção e o sentimento do falante ou escritor.

Como funciona o processamento de linguagem natural

A técnica conduz programas de computador que traduzem texto de um idioma para outro, respondem a comandos falados e resumem grandes volumes de texto rapidamente — mesmo em tempo real.

Um bom exemplo de sua aplicação é na forma de sistemas GPS operados por voz, assistentes digitais, software fala para texto, chatbots de atendimento ao cliente e outras conveniências dos usuários e consumidores.

A NLP também desempenha um papel crescente nas soluções corporativas que ajudam a otimizar as operações de negócios, aumentando a produtividade dos funcionários e simplificando os processos de negócios que envolvem decisões onde se usa a crítica para análises.

Qual sua importância geral

A aplicabilidade é ampla, como veremos a seguir, mas o foco principal é acelerar resoluções antes feitas somente por humanos, organizando, que demandam grandes períodos de tempo.

O processamento de linguagem natural ajuda os computadores a se comunicarem com humanos em seu próprio idioma e dimensiona outras tarefas relacionadas ao idioma (falado e escrito).

Por exemplo, a NLP possibilita que computadores leiam texto, ouçam falas, interpretem, meçam sentimentos e determinem quais partes são importantes.

As máquinas, atualmente, podem analisar mais dados baseados em linguagem do que humanos, sem fadiga e de maneira consistente e imparcial. Considerando a quantidade impressionante de dados não estruturados que são gerados todos os dias, sejam registros médicos ou mídias sociais, a automação será fundamental para analisar totalmente os dados de texto com eficiência.

Aplicabilidade abrangente

Detecção de spam

As melhores tecnologias de detecção de spam usam os recursos de classificação de texto do processamento de linguagem natural para verificar e-mails em busca de palavras que geralmente indicam spam ou phishing.

Esses indicadores podem incluir uso excessivo de termos financeiros, gramática ruim característica, linguagem ameaçadora, urgência inadequada, nomes de empresas com erros ortográficos entre outras características.

Tradução

O maior exemplo é o Google Tradutor que usa a NLP amplamente disponível no trabalho. A tradução automática realmente útil envolve mais do que substituir palavras de um idioma por palavras de outro.

A tradução eficaz deve capturar com maior precisão o significado e o tom do idioma de entrada e traduzi-lo em texto com o mesmo significado e impacto no idioma de saída. As ferramentas de tradução automática estão fazendo um bom progresso em termos de precisão com a tecnologia.

Assistentes virtuais e chatbots

Independente de marcas, seja o da Apple, Amazon, Google, os assistentes virtuais usam o reconhecimento de fala para identificar padrões em comandos de voz e geração de linguagem natural para responder com ação apropriada ou comentários úteis.

Os chatbots realizam a mesma função em resposta às entradas de texto digitadas. Os melhores podem aprender a reconhecer pistas contextuais sobre solicitações humanas e usá-las para fornecer respostas ou opções ainda melhores ao longo do tempo.

O próximo aprimoramento para esses aplicativos seria dar respostas às perguntas, tendo a capacidade de responder às nossas perguntas com resultados relevantes e úteis em suas próprias palavras.

Resumo textual

É basicamente uma sumarização de texto usando técnicas de processamento de linguagem natural para digerir e resumir grandes volumes de texto. O resultado são resumos e sinopses para índices, bancos de dados de pesquisa ou leitores ocupados que não têm tempo para ler o texto completo.

A inteligência artificial tem muitos ramos diferentes mas que se complementam para um melhor entendimento do mundo pelas máquinas, consequentemente, auxiliando os humanos a encontrar melhores soluções.

Ao descobrirmos o que é processamento de linguagem natural e suas aplicações, ficamos mais próximos de entender um pouco mais sobre o futuro da humanidade.

Com informação: IBM, SAS.

O que é processamento de linguagem natural? [NLP]


como fazer para rastrear celular


Fonte: https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-processamento-de-linguagem-natural-nlp/
O que é processamento de linguagem natural? [NLP] O que é processamento de linguagem natural? [NLP] Reviewed by MeuSPY on janeiro 18, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.