RG único: Goiás deve ser 1º estado com nova carteira de identidade

O estado de Goiás se antecipou sua parceria com o governo federal, e deve ser a 1ª unidade da federação (UF) no país a oferecer o RG único, aprovado na última terça-feira (23) por meio de um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro. Moradores poderão acessar seus dados registrados na Polícia Civil para se identificarem usando o aplicativo Gov.br.

  • Telegram obedece STF e oculta canais bolsonaristas no Brasil para evitar bloqueio
  • Como consultar CPF [Comprovante de Situação Cadastral]
rg-unico
RG único pode chegar primeiro ao estado de Goiás (Imagem: Tv BrasilGov/ YouTube)

Publicado no Diário Oficial da União na quinta-feira (24), o acordo do Ministério da Economia com as secretarias estaduais de Segurança Pública (SSP-GO) e de Desenvolvimento e Inovação (SEDI-GO) de Goiás é a razão pela qual o RG único provavelmente chegará primeiro ao estado. O termo de cooperação técnica prevê a integração da base de dados do Registro Geral ao Gov.br.

Outros estados brasileiros têm até o dia 6 de março de 2023 para se adequarem às medidas para emitir a nova carteira de identidade única. O RG único tem validade nacional e usa o CPF para reconhecimento.

O termo de cooperação permite que órgãos goianos tenham acesso à API do Gov.br para disponibilizar serviços públicos por meio do app oficial do governo federal. A empresa responsável por estabelecer as conexões via API é a certificadora digital Valid.

Antes de emitir o RG único, Goiás aguarda a definição do novo padrão de QR Code, fornecida pela Câmara Executiva Federal de Identificação do Cidadão (Cefic). Essa mudança deve chegar nas próximas semanas, autorizando a criação do documento pelo instituto de identificação.

O QR Code trará informações de autenticação do documento e vai ficar no verso do RG único. Todo e qualquer serviço público que migre para o Gov.br deve obedecer aos princípios da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

RG único vai ficar guardado na carteira do Gov.br

O novo documento ficará disponível no app do Gov.br, na seção de carteira, onde ficam guardados o CPF e a Carteira Digital de Trânsito. Goianos já contam com a plataforma oficial do governo para acessar 90 serviços estaduais, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), saneamento básico a nível estadual e do Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO).

O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, disse em comunicado:

“Com as etapas que já trilhamos na transformação digital do governo brasileiro, agora podemos avançar na identificação segura da população, de forma ágil e fácil. É um dos serviços mais importantes que temos a entregar sob a ótica não só do cidadão, mas do poder público e da iniciativa privada.”

Já Ilson Bressan, diretor geral da Valid ID, ramo de identificação da empresa, disse ao Mobile Time que há uma expectativa alta em torno do novo documento, o que acelera o processo dos institutos de identificação para adotar a emissão.

“Neste caso, a data limite é um alvo a ser vencido. A nova carteira de identidade nacional traz muitas vantagens, como a padronização e a interoperabilidade”, completou Bressan.

Outros estados aguardam um decreto do governo federal para emitir o RG único. É o caso de Alagoas, que espera a publicação do termo de cooperação no dia 1º de março.

RG único: Goiás deve ser 1º estado com nova carteira de identidade


como rastrear o celular pelo google


Fonte: https://tecnoblog.net/noticias/2022/02/28/rg-unico-goias-deve-ser-1o-estado-com-nova-carteira-de-identidade/
RG único: Goiás deve ser 1º estado com nova carteira de identidade RG único: Goiás deve ser 1º estado com nova carteira de identidade Reviewed by MeuSPY on fevereiro 28, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.