Livros sobre hackers para fichamento bibliográfico

Em diversos momentos da vida acadêmica é preciso fazer um fichamento, podendo ser fichamento de um artigo ou o mais comum fichamento de livro, porém nem sempre essa é uma experiência agradável e divertida.

Algo que pode tornar a experiência melhor é fazer um fichamento de conteúdo que você tenha interesse e depois é só colocar seu trabalho em um modelo de fichamento nas normas da ABNT. Para ajudar nisso, o artigo de hoje tem algumas sugestões de livros sobre hackers que você pode usar e também dicas de como fazer um fichamento crítico sobre eles.

Os 5 melhores livros sobre hackers

Neuromancer – William Gibson

Esse é um dos livros responsáveis por começar a criação do movimento cyberpunk na literatura, sendo uma influência em outras obras importantes do gênero como, por exemplo, Matrix, Ghost in the Shell e até mesmo Cyberpunk 2077. O livro foi seguido por mais duas histórias: Count Zero e Mona Lisa Overdrive. Assim formando a trilogia do Sprawl.

Apesar de ser um dos grandes responsáveis por muito do que é hoje considerado parte da cultura hacker, o autor não tinha conhecimentos avançados sobre computadores quando escreveu o livro. Algo que torna o livro interessante para uma análise em fichamento bibliográfico.

A arte de enganar – Kevin Mitnick e William L. Simon

Se você está buscando algo fora do mundo da ficção, A arte de enganar é uma excelente opção de leitura. O livro é composto por histórias reais nas quais os autores exploram conceitos de engenharia social e como ela pode ser utilizada em combinação com práticas hacker.

A arte de enganar é uma leitura bastante interessante para todos aqueles que têm interesse por segurança de computadores, incluindo inclusive dicas e soluções para todos os exemplos apresentados ao longo do livro.

Trilogia Millenium – Stieg Larsson

Outra trilogia de ficção com hackers em evidência, é a série Millenium do autor sueco Stieg Larsson. Diferente da trilogia do Sprawl, aqui a ficção científica dá espaço para um mistério policial, se passando aproximadamente no início dos anos 2000 e com um tom muito mais realista do que outras obras do tipo.

O autor, sendo um jornalista investigativo por profissão, acaba tendo um estilo de escrita envolvente e único em sua estrutura textual. Apesar da trama de crimes e conspirações ser o foco principal, a trilogia ainda inclui diversos momentos em que os talentos hacker dos personagens são muito bem utilizados. 

Hacking: The art of Exploitation – Jon Erickson

Esse é um livro com um foco bem maior em ciência da computação e os conhecimentos teóricos envolvidos em segurança de computadores, redes, programação e criptografia. Sendo um conteúdo bem mais profundo e complexo em relação aos outros livros citados na lista, porém é uma boa opção para quem tem interesse em trabalhar na área.

Por ser um livro de não-ficção com um conteúdo bastante didático, pode não ser a melhor escolha no que se refere a fazer fichamento sobre livro, mas é uma boa fonte de conhecimento teórico que pode inclusive auxiliar na leitura de outros livros da lista.

Nós somos Anonymous – Parmy Olson

O grupo hacker Anonymous é mundialmente conhecido há muitos anos e nesse livro a jornalista Parmy Olson explora todos os aspectos relacionados ao grupo e às suas atividades.

O livro tem uma proposta bastante interessante especialmente para quem quer entender melhor sobre a história do Anonymous além do que costuma ser mencionado na mídia em geral. Além disso, também possibilita que seja feita uma análise sobre as circunstâncias que levam pessoas a se envolverem em grupos desse tipo.

Como utilizar livros sobre hackers em fichamento

A tarefa de fazer um fichamento textual pode ocorrer de duas formas, com tipos de fichamento em que o professor define o livro que será lido pelo aluno e os em que o próprio aluno tem liberdade para decidir qual será a obra utilizada no seu trabalho.

Em casos em que é possível que o aluno faça a escolha, ainda é importante consultar o professor antes de iniciar a leitura e desenvolvimento do trabalho, depois de o professor aprovar que o livro seja utilizado no fichamento, aí você pode focar em resumir os pontos mais importantes que quer falar sobre no seu trabalho.

É essencial tirar qualquer dúvida que você tenha sobre o que é esperado do trabalho com o professor, assim você pode ter certeza se deveria incluir apenas um resumo e todas as informações relevantes sobre o livro ou se também deve reservar um espaço para expressar suas opiniões sobre a obra escolhida para o trabalho.

No final do trabalho é importante fazer o fichamento de citação nas normas da ABNT, incluindo todas as referências utilizadas ao longo do trabalho, sendo uma parte importante não só para trabalhos de fichamento como para todos os trabalhos acadêmicos que você possa fazer ao longo dos anos.

O post Livros sobre hackers para fichamento bibliográfico apareceu primeiro em Mundo Hacker.


localizar celular roubado pelo numero


Fonte: https://mundohacker.net.br/livros-sobre-hackers-para-fichamento-bibliografico/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=livros-sobre-hackers-para-fichamento-bibliografico
Livros sobre hackers para fichamento bibliográfico Livros sobre hackers para fichamento bibliográfico Reviewed by MeuSPY on junho 28, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.